quarta-feira, 27 de maio de 2020

Pai galinha e o seu pintainho


O Pai Galinha e o seu Pintainho - Livro - WOOK

A história de um pai com coração de mãe. Um livro que nos revela que o amor de pai é tão incondicional como o de mãe.

Apresentação Slideshare: Pai galinha e o seu pintainho


Amizade/Família/ Sentimentos estes temas poderão ser explorados 



Pimpona a galinha tonta



Pimpona a galinha tonta



Pimpona era uma galinha branca, grande, bonita, boa poedeira, mas tinha um grande defeito: era muito, muito vaidosa. Sonhava ver-se cheia de penas brilhantes e coloridas! Chegou a enfeitar-se com rendas, fitas e laços de cores garridas e até mesmo a pintar-se inteirinha com as tintas que encontrou na arrecadação. Mas o resultado era sempre o mesmo: todos faziam troça da sua exagerada vaidade. Até que um dia Pimpona desapareceu... passaram dias e dias e nem sinal daquela tonta galinha. Que será feito de Pimpona? Será que fugiu envergonhada? Será que regressa? As respostas estão todas neste livro cheio de cor e humor.

Adeus chupeta





Adeus+chupeta

 Com esta história rimada, a criança vai compreender as vantagens de não utilizar a chucha e divertir-se com o ratinho que quer devolver a chupeta ao dono.

Apresentação Slideshare: Adeus chupeta

Rafa girafa




 


Esta é a história do Rafa Girafa.
Rafa apaixona-se pela Borboleta Violeta, que é mesmo igual a ele. Que dizem os outros bichos destes namorados? Será que uns óculos podem mudar tudo? E o que faz uma raposa que anda sempre escondida?
Uma história cheia de reviravoltas. Ou não fosse a história de um namoro.

Apresentação Slideshare: Rafa girafa
Mamã de que cor são os beijos?

A presentação Slideshare: Mamã de que cores são os beijos

(...) - Os beijos? Pois,..., ora... os beijos podem ter muitas formas e cores.
Na verdade, mudam de cor consoante o que nos querem dizer.
(...)
- E sabes? Muitas vezes são também de um lilás escuro e misterioso.
São aqueles que nos consolam, quando estamos tristes ou confundidos
e não sabemos para onde ir e nos dizem: "Não te preocupes,
que eu vou estar sempre ao pé de ti."




MAMÃ, DE QUE COR SÃO OS BEIJOS?

terça-feira, 26 de maio de 2020

Seguranet recursos



Início | Semana SeguraNet


Cientificamente Brincando.... EDUCAR COM CIÊNCIA

Cientificamente

O Cientificamente brincando nasceu da vontade de levar a ciência experimental até aos mais pequenos e de um grande gosto em ensinar o porquê das coisas.
Os recursos que pode encontrar no Cientificamente, fazem parte de um Sistema Integrado de Educação em Ciências de acordo com a perspectiva CTSA (Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Ciência em Três - recursos de ciência para escolas

Atividades de Ciência para o Pré-Escolar!

Atividades de Ciência para o pré-escolar

Noticias 2014-2015Menina e menino fazendo experimento científico - Download Vetores ...


O Gulbenkian Descobrir tem disponível no seu website uma série de materiais de apoio (guiões, videotutorias e materiais interativos) ao trabalho do professor, dentro e fora da sala de aula. Neles, encontra pistas para renovar o repertório de técnicas e materiais, sugestões para explorar outras abordagens a conteúdos de disciplinas nucleares, como o Português ou a Matemática, bem como contributos para enriquecer as atividades que realiza na Fundação Calouste Gulbenkian.
Visite o website emgulbenkian.pt/descobrir/
Visite a secção de materiais didáticos em: gulbenkian.pt/descobrir/professores/materiais-didaticos/




Disciplina: Ciências Experimentais 1º CEBDisciplina: Atividades Experimentais - 1º ciclo


Experiências simples

As ciências e a experimentação são inseparáveis. Utilizando materiais do teu dia-a-dia podes realizar experiências simples ao alcance de todos, na tua casa.Desta forma é possível complementar todo o trabalho que se desenvolve na sala de aula.


https://www.ensinobasico.com/blogue/1547-actividades-experimentais-para-o-1-ciclo


http://www.explicatorium.com/experiencias/laboratorio.html


MATERIAIS 1ºCICLO

1º ciclo online - Home | Facebook

MATERIAIS 1ºCICLO - plataforma e pesquisa de materiais do 1ºciclo





quinta-feira, 21 de maio de 2020

As casas da Unidade e Dezena


Casa das unidades e dezenas


As casas da Unidade e Dezena

Vamos Cuidar do Meio Ambiente



Vamos Cuidar do Meio Ambiente - YouTube



Vamos Cuidar do Meio Ambiente

Proteger a Natureza

Proteger a Natureza | Reciclagem | Canções para crianças em ...

Proteger a Natureza

O Burro Teimoso





O Burro Teimoso (Vídeo Engraçado)|para crianças 8 - YouTube


O Burro Teimoso

Trabalho em equipa - Juntos fazemos mais e melhor!


Motivacional - Trabalho em equipe - Juntos fazemos mais e melhor ...




Trabalho em equipa - Juntos fazemos mais e melhor!

A importância de cada um no grupo e o respeito



A importância de cada um no grupo e o respeito - YouTube

A importância de cada um no grupo e o respeito

Eu quero a Lua

              Eu Quero a Lua | Livros para crianças, Livros, Crianças

Eu Quero a Lua


Numa noite em que uma Toupeira sai da sua toca e dá de caras com uma lua cheia, estamos perante um caso de amor à primeira vista. «Oh! Olhem só para aquilo! O que será?!» A Toupeira acha que a Lua é a coisa mais bonita que já viu em toda a sua vida - e quer tê-la! Mas ter a Lua não é tão fácil como parece.Primeiro, decide dar um pulo para a puxar para baixo. Depois, tenta fazer o mesmo com a ajuda de uma longa vara. Logo a seguir muda de táctica, atirando bolotas ou, corajosamente, trepando ao cimo de uma árvore gigante. Tudo isto depois de acordar a floresta inteira, e de cada um dos animais lhe dizer a mesma coisa: “Ela não está tão perto como parece“.
Com ilustrações que vão fazer a pequenada – está recomendado para crianças a partir dos 3 anos – apaixonar-se por criaturas como os coelhos, os ouriços ou os esquilos, “Eu Quero a Lua” eleva a importância da amizade e oferece várias outras lições. Como a de podermos amar algo que apenas podemos tocar com os olhos ou nos sonhos mais promissores.

A Avó come muito queijo é o que é!




capaFINAL 150
Quando abrimos o livro já vamos de apetite aberto por um título que nos faz sorrir. Quem é que resiste a uma avó que gosta de pregar partidas e que passa a vida a mudar as coisas de sítio? Depois vem o murro no estômago. Afinal a avó não faz amizades novas todos os dias. Mas todos os dias pessoas novas trazem-na a casa quando se perde na rua. Afinal a avó não gosta de esconder os objetos. Simplesmente não se lembra do lugar deles. Uma história (só) aparentemente ligeira, contada na primeira pessoa por uma neta que vai assistindo à deterioração cognitiva da avó. Dói-nos por dentro a página em que esta deixa de conhecê-la, faz-nos pensar naquele parente chegado (a nossa avó?) a quem aconteceu o mesmo. Este é um livro-álbum que todos os miúdos deveriam ler para entender melhor as doenças dos muito graúdos (a autora fez doutoramento sobre a demência de Alzheimer). 

Este livro procura contribuir para o esclarecimento precoce da população acerca da deterioração cognitiva de que muitos adultos, familiares e amigos, padecem, recorre ao ponto de vista da criança para o fazer.

" Era uma vez uma avó muito esquecida que gostava de pregar partidas mas, como também era distraída, não dizia a ninguém que a brincadeira já tinha começado. A neta sentia-se injustiçada ao constatar que a avó não era castigada pelas grandes asneiras que fazia. A mãe teve de lhe explicar que a avó comia muito queijo, isto é, estava a perder a memória…"

Episódios da vida de um jovem Gato

episodios da vida gato.png

Episódios da vida de um jovem Gato

“Um jovem gato, habituado a ser tratado como um príncipe, sente ciúmes da chegada de uma bebé e decide, por isso, abandonar a família e a casa onde foi criado. Por entre as peripécias que descreve na primeira pessoa, o protagonista da história dirige-se ao leitor, dando-lhe conta dos estranhos episódios com que se viu confrontado recentemente. O mundo fora dos muros da casa grande de barras amarelas é um mundo diferente, no qual o gato se apercebe das dificuldades em demarcar o seu território, em manter amizade com os outros gatos e, sobretudo, em reencontrar a sua paixão, a gata malhada. Depois de várias experiências difíceis que o levam a acreditar que nada mais lhe resta a não ser morrer, o jovem gato é resgatado pela lua, que incumbe um velho de o ensinar a ser feliz. É com o velho pescador-poeta que o jovem gato aprende a pescar palavras em livros e a compreender o significado de algumas delas. Para conseguir ver o algodão azul do céu, porém, o gato precisa de aprender a transformar as palavras em ações. Os ensinamentos do velho pescador-poeta ajudam-no a utilizar a palavra “quero” e a fazer as opções certas: por entre as visitas ao túmulo do seu amigo e as aprendizagens na biblioteca, onde os gatos são sempre bem-vindos, o nosso herói regressa a casa. A mãe do gato tinha entretanto partido à sua procura…”

quarta-feira, 20 de maio de 2020

O Coelhinho Tremeliques


O coelhinho Tremeliques

O Coelhinho Tremeliques

Tremeliques, um jovem coelhinho, acaba de descobrir que os seus pais, a vaca Mil-Folhas e o cavalo Caniço, não são seus pais biológicos. A sua reação não é a melhor, mas, no fim, todos percebem que para pertencer a uma família não é preciso ter nascido da barriga da mãe. Uma história comovente, que, de forma ternurenta e sensível, quebra barreiras para abordar um tema da vida real.

O Coelhinho Branco


Histórias de Encantar - o Coelhinho Branco - YouTube



O Coelhinho Branco - História



O Coelhinho | Jardim de Infância Vol. 2 - YouTube


O Coelhinho | Jardim de Infância      

   O Coelhinho | Jardim de Infância


Desculpa, por acaso és uma Bruxa!



Bertrand.pt - Desculpa... Por Acaso és Uma Bruxa?


Livro recomendado para o Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

O Leonardo é um gato preto, muito solitário, que passa o tempo todo na biblioteca. Certo dia, ao ler A Enciclopédia das Bruxas, descobre que elas adoram gatos pretos. Mas como poderá o Leonardo encontrar uma bruxa, se nunca na sua vida viu nenhuma? E todas as vezes que pergunta: «Desculpa... Por acaso és uma bruxa?», engana-se sempre! Por fim, o gato Leonardo desiste e regressa à biblioteca... sem desconfiar de que há uma grande surpresa à sua espera!

Desculpa, por acaso és uma Bruxa!

O LOBO QUE DESCOBRIU O PAÍS DOS CONTOS





O Lobo que Descobriu o País dos Contos - Livro - WOOK

Neste livro, o lobo percorre as histórias de encantar. Encontra três porquinhos, mas não os tenta apanhar, vai até à casa dos sete cabritinhos mas também não lhes quer fazer mal, conhece o Capuchinho Vermelho mas não o tenta comer…

O LOBO QUE DESCOBRIU O PAÍS DOS CONTOS

A Árvore Generosa





Era uma vez uma árvore…
Todos os dias um menino vai até uma árvore para se pendurar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. O menino ama a árvore e ela, feliz, o ama também. Porém, à medida que o tempo passa, o garoto cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar. ...

Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição.

Neste livro abordam-se questões fundamentais como o tempo, a morte, a vida, a relação amorosa e de amizade, tudo o que nos posiciona face aos outros e a nós próprios. 

A Árvore Generosa


A Árvore Generosa  - história contada

200 Amigos (ou mais) para uma vaca



200 Amigos (ou mais) para uma Vaca-2ª.edição | Livros Horizonte



Às vezes não basta ter uma ideia brilhante. Sobretudo se a ideia for encontrar muitos amigos para uma vaca! É preciso ter: um papá que confie em nós, uma mamã que não esteja sempre a dizer: – Não, não e não! –, e muitos animais dispostos a dar uma mãozinha!…

O URSO E A CASA DOS LIVROS



O Urso e a Casa dos Livros - Livro - WOOK


O URSO E A CASA DOS LIVROS

O Coelho adora histórias de aventuras. O Ouriço adora finais felizes. O Rato e a Raposa adoram ler juntos. Ou seja, todos adoram livros! Eles vivem felizes juntos, no entanto têm apenas UM livro, que estimam e partilham desde pequeninos. Gostariam, claro, de ter mais do que um… Por isso, quando descobrem uma misteriosa casa cheia de livros, é como um sonho tornado realidade. Mas - oh, oh! -, estes livros pertencem a um enorme e à primeira vista pouco simpático urso...!

A MONTANHA DE LIVROS MAIS ALTA DO MUNDO


Maleta da Marieta: "A Montanha de Livros Mais Alta do Mundo"


A MONTANHA DE LIVROS MAIS ALTA DO MUNDO


Lucas estava convencido de que nascera para voar. Olhava para os aviões, tentava inventar asas de todos os tipos, e até pediu para aprender a voar como presente de Natal! Mas nada funcionava... Um dia, a sua mãe explicou-lhe que havia outras maneiras de realizar o seu sonho e pousou-lhe um livro nas mãos. Nesse mesmo dia, sem perceber, Lucas começou a voar...

Procura-se! Ralfy, o Coelho Ladrão de Livros

Procura-se! - Livro - WOOK


Procura-se! - Ralfy, o Coelho Ladrão de Livros 

O Ralfy não é um coelho qualquer…

Enquanto que os outros coelhos sonham com alfaces fofas e cenouras crocantes, o Ralfy só pensa em livros.
Viste este coelho? Ele é procurado por suspeita das seguintes infrações: fugir sorrateiramente com álbuns ilustrados; furtar livros de receitas; deitar a mão a dicionários; surripiar romances; e desviar poesia.
O Suspeito foi visto pela última vez nas imediações da casa do Artur. Responde pelo nome de Ralfy (por vezes!). Aproxime-se com cuidado (ou munido de alfaces e cenouras).

A FORMIGA HORRIPILANTE

A FORMIGA HORRIPILANTE - História Infantil - YouTube

A EXPLORAÇÃO DA BIOLOGIA DOS INSETOS , as ilustrações são divertidas e a história funciona como um bom ponto de partida para a exploração da diversidade biológica dos insetos, e os seus mecanismos de proteção, como a camuflagem.


A Formiga Horripilante



Era uma vez uma formiga horripilante, que era muito, mas mesmo muito feia. Todos os outros bicharocos também eram feios, mas ela era de longe a mais feia de todos... Tinha uns olhos enormes e MUITO vesgos, uma cabeça disforme e cheia de tremeliques, umas costas com muitos pêlos grandes e ásperos, e umas pernas roxas, todas tortas... Era também uma vez um bicharoco vermelho às pintinhas, com olhos pequeninos, para se esconder nas cerejas. E outro bicharoco magricelas, com costas macias e verdes para se confundir com as folhas. Mas a formiga horripilante, pobrezinha, só tem uns olhos vesgos e umas costas cheias de pêlos. Como é que ela se vai escapar ao bico de um passaroco esfomeado à procura de uma refeição suculenta de seis patas?

A TOUPEIRA QUE QUERIA SABER QUEM LHE FIZERA AQUILO NA CABEÇA

A Toupeira que Queria Saber Quem lhe Fizera Aquilo na Cabeça ...
A TOUPEIRA QUE QUERIA SABER QUEM LHE FIZERA AQUILO NA CABEÇA


Certo belo dia, quando a toupeira pôs a cabeça de fora por entre um montão de terra, para ver se já nascera o Sol, aquilo aconteceu! (Era redondo e castanho, um pouco semelhante a um chouriço e, pior do que tudo, acertara-lhe em cheio na cabeça).

Pode acontecer a qualquer um, mas nesse dia foi a vez da pobre toupeira. Saía da sua toca e caiu-lhe algo muito mal cheiroso na cabeça. Assim, a toupeira percorrerá todo o campo -muito indignada- investigando qual dos animais que ali vivem lhe fizera semelhante desfeita: a pomba, o cavalo, a lebre...
As gargalhadas rebentam à medida que o livro avança e até que a toupeira consiga recuperar o seu orgulho ferido.



Perdido e Achado

Perdido e Achado

Perdido e Achado


Perdido e Achado é a história de um menino que, um dia, encontrou um pinguim à sua porta…  O pinguim parecia triste, por isso o menino achou que ele devia estar perdido. Então, decidiu ajudá-lo a encontrar o caminho de regresso a casa. Assim começa a aventura mágica destes dois novos amigos que rumam ao Pólo Sul num pequenino barco a remos, enfrentando mares calmos e tumultuosos debaixo de um guarda-chuva. 

O Ganso do Charco

O GANSO DO CHARCO - de Caroline Jayne Church - Histórias infantis ... O Ganso do Charco


Há um ganso que tem artes de despistar uma raposa muito ladina. Inteligente e imaginativo, ele vai ajudar o resto do seu bando a dar uma lição à raposa.

O Ganso do Charco - Slideshare


A Lagartinha muito Comilona

A Lagartinha Muito Comilona - Livro - WOOK

A Lagartinha muito Comilona

À luz da Lua, um pequenino ovo descansava numa folha. Num domingo de manhã o sol quente chegou e PLOC!..., de dentro do ovo saiu uma lagartinha magra e esfomeada.  O ciclo vital de uma lagarta, desde que sai do casulo até se transformar numa borboleta, é o fio condutor da história. Seguindo a narrativa, os leitores percorrem assim os dias da semana, os números e conhecem um amplo sortido de frutas e outros manjares gulosos. O curso da natureza faz com que a pequena lagarta cresça consideravelmente até ao momento em que constrói o casulo e se dá, posteriormente, a metamorfose. Nas páginas centrais do livro destaca-se ainda o baixo-relevo, através do qual se representam partes da lagarta durante a progressiva ingestão de comida.

O Lobo que queria ter uma namorada



Neste livro, o nosso lobo decide que está na hora de encontrar uma namorada para pôr fim aos seus dias de solidão. Se todos os animais da floresta têm uma alma gémea, um lobo bonito e charmoso como ele, não pode ser exceção! Mas como vai ele saber que encontrou o verdadeiro amor da sua vida? Fácil... o seu coração vai dar-lhe a resposta... 

O Lobo que queria mudar de cor

Autor: Orianne Lallemand

Neste livro, o lobo decide que está na hora de mudar de cor. Ser preto não tem graça nenhuma! Mas será esta uma tarefa assim tão simples? Verde, vermelho, amarelo ou cor de rosa, são apenas algumas das cores que o lobo vai experimentar até perceber como é especial ser-se assim, simplesmente um lobo. Uma coleção que fala de sentimentos e que convida a sonhar através do simples prazer da leitura.

As Cinco Ervilhas

బటానీల కథ | Five Peas in a Pod Story | Telugu Moral ...      As Cinco Ervilhas |

O futuro das Cinco ervilhas numa vagem, conto de Hans Christian Andersen.
Quando somos crianças, ainda não sabemos bem qual o nosso futuro. O importante é ter objetivos, sonhos a concretizar e cultivar sempre um desejo de fazer o bem.

Quem será o meu Jantar ?

Quem será o meu Jantar? - Minutos de Leitura

Quem será o meu Jantar?  história infantil

Quem será o meu Jantar?
“Socorro!” cacarejou a Galinha. “A Raposa da Cidade vai comer-nos a todos!”

É a primeira vez que a Raposa da Cidade viaja até ao campo e está com muita, mas muita fome! “Quem será o meu jantar?” diz ela, a lamber os lábios. Com medo de serem comidos pela raposa, os animais da quinta elaboram um plano arrojado para enganá-la. Mas será que conseguirão ser mais espertos que a raposa matreira?

terça-feira, 19 de maio de 2020

SITE para o PRÉ-ESCOLAR e 1º CICLO

O Bichinho do Saber



O Bichinho do Saber pré-escolar


O Bichinho do Saber 1º ciclo

A Ovelhinha que veio para o Jantar



Apresentação SlideShare: A Ovelhinha que veio para o Jantar







Título Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 2007 (3º Ano: Leitura Orientada Sala Aula)
Era uma vez um lobo, velhinho e esfomeado, que recebeu inesperadamente a visita de uma ovelhinha. Mal olhou para ela, começou logo a planear um belo ensopado de borrego. Mas a ovelhinha não queria ser o jantar do lobo. Na verdade, o que ela queria mesmo era… ser apenas amiga dele!

terça-feira, 12 de maio de 2020

Aqui há gato!



Aqui há Gato!

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar.

Esta história começa com um REI.
O nome deste Rei era Dom Chato,
pois fazia sempre tudo da mesma maneira.


El-rei Dom Chato calçava sempre a bota direita antes de calçar a esquerda, penteava-se sempre à mesma hora e fazia sempre o risco para o mesmo lado.
Um dia, a Dona Cristina, farta de tanta rotina, disse: BASTA!

Colando, desenhando e inventando a partir de simples códigos de barras, Renata Bueno ilustra esta divertida cantilena sobre virar a rotina de pernas para o ar.


O Coração e a Garrafa

Cora_oCapa

O Coração e a Garrafa

O Coração e a Garrafa fala-nos de uma menina fascinada com o mundo à sua volta. Até que um dia algo aconteceu que a fez pegar no seu coração e guardá-lo num sítio seguro. Pelo menos durante algum tempo… Só que, a partir daí, nada parecia fazer sentido. Saberia ela quando e como recuperar o seu coração?
Com esta história comovente, Oliver Jeffers explora os temas difíceis do amor e da perda, devolvendo-nos, de maneira notável, um sopro de alento e de vida.

Aqui Estamos Nós

Bem-vindos ao planeta Terra!


O mundo pode parecer muito confuso, sobretudo se acabámos de aqui chegar. Para melhor compreendê-lo, vamos explorar o nosso planeta e ver como vivemos. Estes apontamentos são um guia para essa viagem...

Escrito por Oliver Jeffers nos dois primeiros meses de vida do seu filho, e procurando explicar-lhe as várias coisas que achava que ele precisava de saber, este é um livro vivo e afectivo sobre o modo como o planeta e os seres humanos devem ser amados e respeitados.